PORQUÊ QUE VOMITO NO TREINO DE PERNAS?
- Salvador Miguel
- 7 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Quem é que nunca teve problemas com isto?
As náuseas ou vómitos são uma resposta corporal automática do nosso corpo, em resposta a estímulos recebidos no trato gastrointestinal, córtex, tálamo, sistema vestibular e zona de gatilho quimiorrecetor.
As náuseas têm muitas causas potenciais (Wilson et al., 2019), mas as principais são a intensidade do exercício, o consumo inadequado de alimentos, a duração do exercício e o jejum.
A intensidade do exercício vai aumentar a secreção de adrenalina e noradrenalina, que estão diretamente relacionadas com a náusea, podendo ser necessário reduzir a intensidade do exercício (McMurray et al., 1987; Banister & Griffiths, 1972).
Uma ingestão de refeições muito densas, ou compostas de fibras, gorduras e proteínas antes do treino vai dificultar o esvaziamento gástrico e impedir uma digestão adequada e um treino adequado. Será melhor dar mais tempo antes da última refeição (›1-2 horas) e evitar volumes muito grandes de comida. Claro que o timing depende das preferências individuais, da tolerância gastrointestinal e da experiência do indivíduo (Thomas et al., 2016), mas por norma respeita-se essa margem.
A duração do exercício vai predispor-nos a um estado de falta de sais minerais, no caso de exercícios de longa duração ›2h, e será prudente utilizar bebidas isso ou hipertónicas nesses casos.
O jejum vai aumentar a secreção de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e vai juntar-se ao efeito do exercício, portanto será melhor comer qualquer coisa antes do treino.
Outros fatores que podem ser potenciadores da náusea ou vómito são: a suplementação (cafeína, sódio, bicarbonato de sódio, etc), o uso de antibióticos, o excesso de fluidos, o stress derivado ao calor (tem o mesmo efeito que o exercício de longa duração na desregulação dos níveis de sais minerais), alguma infeção gastrointestinal ou ansiedade (no caso de competições, por exemplo).
Texto escrito por: Salvador Miguel
Comments